sábado, 5 de setembro de 2009

NOTÍCIAS PAIS & FILHOS



Mulher negra dá à luz 3 crianças albinas

ESPECIALISTA EM GENÉTICA ACREDITA QUE MÃE E PAI, QUE TAMBÉM É NEGRO, POSSUAM O GENE DO ALBINISMO




Uma mulher brasileira negra deixou cientistas perplexos ao dar à luz 3 crianças albinas. A mãe, Rosemere Fernandes de Andrade e o pai das crianças, João, também de pele negra, moram com os filhos no subúrbio de Olinda, em Pernambuco, no nordeste do Brasil. Os albinos Estephany Caroline, de 8 anos, Ruth Caroline, de 7, e Kauan, de 5, têm mais dois irmãos que nasceram com a pele negra, assim como os pais.

Por morarem numa região muito quente e ensolarada, a família sofre para dar conta dos cuidados que essa condição genética exige. Segundo o jornal britânico Daily Mail, os pais têm dificuldade para arcar com despesas como bloqueador-solar de alta proteção e roupas extras para cobrir a pele das crianças. Rosemere conta que até já foi abordada por policiais que duvidaram que ela fosse a mãe dos pequenos, tamanha a disparidade dos três com o restante da família.


Em entrevista ao mesmo jornal, Valdir Balbino, professor de genética da Universidade de Pernambuco, disse que essa é uma ocorrência muito rara, considerando que tanto o pai como a mãe são negros. Segundo ele, os dois devem carregar consigo o gene do albinismo. Quando ambos os pais possuem este gene, há 25% de chances de um filho nascer com esta condição.

O albinismo afeta cerca de uma em cada 17 mil pessoas. É uma doença de natureza genética em que ocorre uma falha na produção do pigmento melanina, que é o que fornece cor para a pele, cabelo e olhos e protege o corpo contra raios solares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário